
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que concede incentivos fiscais da Lei Rouanet para as doações ou patrocínios voltados à construção, manutenção e ampliação predial de bibliotecas e arquivos públicos , museus e cinematecas.
Hoje, a lei só prevê os incentivos para a doação de acervos ou treinamento de pessoal dessas instituições.
O incentivo da Lei Rouanet é dado na forma de abatimento no Imposto de Renda sobre o valor destinado (até o limite de 6% do imposto devido para as pessoas físicas e 4% para as jurídicas).
A relatora do projeto, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), recomendou a aprovação do texto adotado pela Comissão de Educação, que analisou a matéria anteriormente . Esse texto é um substitutivo elaborado pelo deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) ao Projeto de Lei 391/19 (e apensado), do ex-deputado Rafael Motta (RN).
O substitutivo também determina que a União, os estados e os municípios destinarão, em seus orçamentos, verbas para a manutenção e aquisição de acervos para as bibliotecas públicas sob sua responsabilidade. Esse trecho é incluído na lei que criou a Política Nacional do Livro .
Próximos passos
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão aprova projeto que estabelece regras para divulgação de imagens de crianças na internet
Câmara Comissão aprova criação de programa nacional de combate ao câncer
Câmara Comissão de Turismo discute desafios para ampliar o setor de cruzeiros marítimos Mín. 19° Máx. 37°