
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debate nesta quinta-feira (28) as condições de funcionamento e o financiamento dos chamados colégios de Aplicação, que são instituições de educação básica mantidas e geridas por intituições de ensino superior. O debate atende a pedido da deputada Dandara (PT-MG) e está marcado para as 14 horas, em local a ser definido.
Veja quem foi convidado para o debate
Conforme a deputada, existem 24 colégios de aplicação no Brasil. Ela explica que os recursos orçamentários para essas instituições vêm em rubrica apartada daquela referente às universidades federais; no entanto, não são atendidas pelos recursos do Fundeb e não têm a garantida de montante mínimo por aluno.
Os colégios de aplicação estão excluídos da maioria dos programas do MEC/FNDE, como Dinheiro Direto na Escola, Educação Conectada, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, entre outros.
"A falta de acesso aos editais de verba para escolas municipais e demais redes públicas torna muito desafiador, por exemplo, o atendimento aos estudantes público-alvo da educação especial e aos estudantes em condições de vulnerabilidade social", explica a deputada.
Câmara Comissão aprova compartilhamento de laboratórios entre institutos de pesquisa públicos
Câmara Comissão aprova licença menstrual para estudantes com endometriose ou adenomiose
Câmara Comissão aprova diretriz para transporte gratuito no Dia de Finados
Câmara Controle sobre as próprias informações é a base da soberania contemporânea, afirma presidente do IBGE
Câmara Comissão aprova proposta que amplia exigências para praias ganharem selo de acessibilidade
Câmara Controle sobre as próprias informações são a base da soberania contemporânea, afirma presidente do IBGE Mín. 23° Máx. 37°