
A Comissão de Agricultura (CRA) rejeitou nesta quarta-feira (27) uma emenda de Plenário à proposta que cria a Política Nacional do Pequi, incentivando o uso da árvore do pequi em projetos de paisagismo, agricultura urbana e recuperação de áreas degradadas. O PL 1.970/2019 , já aprovado pela CRA, agora será analisado pelo Plenário.
A sugestão em análise era do senador Weverton (PDT-MA), e também A relatora do projeto, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), apontou que a emenda pode atrasar a aprovação e publicação da lei proveniente do projeto, já que, se fosse aprovada, o texto retornaria para a Câmara dos Deputados, de onde veio. Soraya também pontua que a Política Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana ( Lei 14.935, de 2024 ) já regula a medida proposta por Weverton.
A CRA aprovou em abril a criação da Política Nacional para o Manejo Sustentável, Plantio, Extração, Consumo, Comercialização e Transformação do Pequi e Demais Frutos Nativos do Cerrado. O projeto proíbe a derrubada e o uso predatório de pequizeiros, exceto quando autorizada pelo órgão competente, nos casos em que a árvore estiver morta ou seca, quando estiver dificultando a implantação de projeto agrossilvipastoril ou estiver em área destinada a serviço de utilidade pública.
A Política Nacional do Pequi tem como objetivos, entre outros, incentivar a preservação da espécie e de produtos nativos do cerrado.
Senado Federal Biblioteca e Arquivo serão homenageados com sessão especial pelos seus 200 anos
Senado Federal CRE sabatina diplomata indicado para representar Brasil na Unesco
Senado Federal Projeto prevê que SUS fornecerá abafador de ruído para pessoa com autismo Mín. 25° Máx. 36°