Quinta, 05 de Dezembro de 2024
31°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Piauí

Seplan encerra atividades do mês da Consciência Negra com palestra sobre equidade racial

O objetivo é promover reflexões sobre equidade racial e inclusão no serviço público.

29/11/2024 às 17h35
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria do Planejamento (Seplan), por meio do Comitê de Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, realizou, na sexta-feira (29), a palestra “Conhecer e Reparar”, conduzida por Halda Regina, presidente do Instituto da Mulher Negra do Piauí. A ação faz parte das atividades comemorativas ao Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro, e teve como objetivo promover reflexões sobre equidade racial e inclusão no serviço público.

Halda Regina enfatizou a importância do reconhecimento e da aceitação das diferenças. “Não é porque estamos todos na mesma sala que somos iguais. Precisamos ter um olhar livre de distinções, especialmente nós, servidores públicos, que lidamos com uma população majoritariamente preta. A aceitação e o reconhecimento são essenciais”, afirmou. Ela também compartilhou sua experiência pessoal, ressaltando o impacto de se reconhecer como mulher negra e a relevância de conscientizar as crianças desde cedo sobre o respeito à diversidade racial.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A assessora técnica da Seplan e membro do Comitê de Pró-Equidade, Débora Ferraz, destacou a importância do programa para a criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário. “É essencial reconhecer o gênero e a cor de cada indivíduo. O programa busca enxergar as pessoas em suas singularidades, promovendo, assim, um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo”, afirmou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A palestra representou um espaço de diálogo sobre os desafios e avanços no combate ao racismo, reafirmando o compromisso da pasta com a promoção da diversidade e do respeito. O evento reforçou o Mês da Consciência Negra como um período de reflexão e uma oportunidade para a construção de práticas que valorizem a equidade e a inclusão, tanto na sociedade quanto no serviço público.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários