
O Piauí deu um importante passo para a expansão da produção e comercialização de citros com a aprovação de uma portaria federal que possibilita o trânsito interestadual de frutas como limão, laranja e tangerina, desde que atendam às exigências das legislações estadual e federal. Essa conquista é resultado de um intenso trabalho técnico realizado pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), que mapeou e analisou as áreas de cultivo comercial e urbana no município de Guadalupe, identificando focos da praga do cancro cítrico, uma doença bacteriana de controle rigoroso.
A portaria representa um avanço significativo para o setor citrícola do estado, uma vez que o cancro cítrico é uma praga quarentenária, fator limitante para a comercialização de frutos entre estados brasileiros.

O secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, destacou a relevância dessa conquista para o estado. "Essa portaria marca um novo capítulo para os citricultores piauienses. Com ela, não só ampliamos o mercado, mas também incentivamos a produção e atraímos novos investidores para o setor. O Piauí tem mostrado sua capacidade técnica e organizacional para atender às demandas nacionais e internacionais, e isso é fruto do trabalho da nossa equipe técnica e do compromisso dos produtores locais", ressaltou o gestor.
O levantamento realizado pela Adapi envolveu visitas detalhadas a áreas de cultivo comercial e zonas urbanas, além de coleta e envio de amostras ao Ministério da Agricultura (Mapa). Todo o processo foi documentado em um relatório que incluiu informações como geolocalização das áreas cultivadas, identificação de focos da praga e análise da situação fitossanitária.

Ozael Silva, engenheiro agrônomo e gerente de Defesa Vegetal da Adapi, explicou os benefícios dessa medida. "Com a portaria, os produtores de citros do Piauí poderão comercializar seus produtos com outros estados e até mesmo explorar mercados internacionais, dependendo das exigências do país importador. É um grande estímulo para a citricultura local, especialmente porque outras regiões do Brasil têm enfrentado desafios com pragas, o que torna o Piauí uma área promissora para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva", comenta o gestor.

Atualmente, o estado conta com 345 hectares cadastrados para o cultivo de citros no município de Guadalupe, dentro do perímetro irrigado, o que garante uma estrutura favorável para produção de qualidade. Além disso, o trabalho contínuo de monitoramento de pragas realizado pela Adapi é essencial para manter a sanidade das plantações e assegurar a expansão da comercialização de frutas como banana e, agora, citros.

Com o fortalecimento da citricultura, o Piauí se consolida como uma nova fronteira agrícola no Brasil, gerando oportunidades para produtores locais e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado.
Piauí Encontro da Agricultura Familiar do Piauí será espaço de intercâmbio de saberes, cultura e experiências entre os dias 2 e 4 de julho
Piauí Feira da Agricultura Familiar homenageia cacica Dan por trajetória de resistência e defesa dos povos indígenas do Piauí
Piauí Com o apoio do Governo do Estado, Grupo Progresso se consolida como referência nacional do agronegócio no sul do Piauí
Piauí Com o apoio do Governo do Estado, grupo se consolida como referência nacional do agronegócio no sul do Piauí
Piauí SAF lança nova edição da Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária nesta segunda (8)
Piauí Quitanda da SAF gera quase R$ 3 milhões em vendas e transforma vida de agricultores familiares no Piauí
Piauí SAF reúne projetos de extensão universitária para reforçar produção e consumo de alimentos da agricultura familiar no Piauí
Piauí Capacitação do Crédito Fundiário atualiza técnicos e amplia eficiência no atendimento a agricultores familiares
Piauí Técnicos de assistência rural concluem capacitação sobre novidades tecnológicas do Programa Crédito Fundiário Mín. 18° Máx. 36°