
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nessa quinta-feira (5), durante a 5ª reunião do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza do Piauí, realizada no Centro de Educação Ambiental (CEA), em Teresina, representantes do governo, ONGs, estudantes e sociedade civil discutiram soluções para o clima e de como reduzir a desigualdade no estado, entre eles a construção do Plano Estadual de Ação Climática, o Plac.
A equipe do Iclei, uma organização internacional parceira do Piauí nessa missão de construir o Plac, trouxe uma dinâmica participativa onde os próprios participantes ajudaram a definir os temas e ações que vão entrar no plano.

“O fórum é esse espaço de escuta, onde todo mundo participa. Hoje, conseguimos avançar muito na construção coletiva do plano. Saímos daqui com eixos definidos e ações prioritárias, pensando em como enfrentar a crise climática com soluções que saiam da prática”, explicou Daniel Marçal, auditor ambiental da Semarh e secretário do fórum.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo, também reforçou a importância da escuta popular. “A mudança climática afeta mais quem tem menos. Por isso, esse plano precisa ter a cara do povo do Piauí. A gente quer uma política pública que funcione de verdade, lá na ponta”, pontuou o gestor.

Rodrigo Perpétuo, secretário-executivo do Iclei América do Sul, elogiou a forma como o estado está tocando esse processo. “O Piauí está dando exemplo ao construir um plano participativo, ouvindo as comunidades e os diferentes setores. Isso fortalece o projeto e garante resultados reais”, disse .
O próximo passo agora é juntar todas as propostas discutidas e fechar o plano com base nesses eixos. A ideia é apresentar tudo já mais organizado na próxima reunião do fórum, que deve ocorrer ainda este ano.

Piauí Primeiro bugio resgatado pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres completa um mês de recuperação
Piauí Conselho Estadual de Meio Ambiente avança na modernização de regras e cria câmaras técnicas no Piauí
Piauí Projeto que já encerrou mais de 70 lixões no Piauí conquista financiamento internacional
Piauí Meteorologia da Semarh aponta que próximos meses serão marcados por tempo seco e madrugadas amenas no Piauí
Piauí Sem frio intenso: inverno no Piauí será marcado por tempo seco e madrugadas amenas
Piauí Piauí volta a registrar áreas livres da seca após quase dois anos e 54 municípios saem da estiagem
Piauí Semarh leva experiência do Piauí em gestão das águas para a Cúpula Mundial de Bacias no Rio de Janeiro
Piauí Governo do Piauí implanta protocolo inédito com drones e IA para investigar maus-tratos a animais
Piauí Governo lança Pacto pelos Animais e fortalece políticas de bem-estar animal sob coordenação da Semarh nesta terça (16) Mín. 18° Máx. 36°