
A Associação Cultural Idearte, sediada no bairro Deus Quer, na zona Sudeste de Teresina, irá representar o Piauí no X Campeonato Nacional de Karatê-Dô Tradicional, promovido pela Confederação Kinpôka de Karatê-Dô (CKTB). O evento ocorre entre os dias 8 e 13 de julho, no Ginásio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN).
Ao todo, 40 alunos, entre crianças e adolescentes, incluindo duas crianças com Transtorno do Espectro Autista, embarcam na delegação piauiense, que conta também com representantes de Miguel Alves e Porto. Todos os atletas fazem parte do projeto social conduzido pelo professor Simão, presidente da Federação Piauiense de Karatê Tradicional e responsável pelas aulas na Idearte.

“O Idearte é um projeto muito importante para a comunidade do Deus Quer, pois trabalha a socialização das crianças em situação de vulnerabilidade, promovendo respeito, disciplina, integração e oportunidades de crescimento”, explica idealizador do projeto, Carlos Sabóia.
Além do campeonato nacional, o evento contará com o Open Internacional de Karatê, marcado para o dia 12 de julho, também no ginásio da UFRN.
A participação da delegação piauiense está sendo viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult).
Para o Secretário da Cultura, Rodrigo Amorim, a iniciativa reforça o papel da cultura como instrumento de transformação social. “É gratificante ver projetos como o Idearte, que unem cultura, esporte e inclusão, alcançarem esse patamar. Apoiar ações como essa é um compromisso da nossa gestão, pois acreditamos na cultura como um caminho potente de cidadania, desenvolvimento e pertencimento para a juventude piauiense”, destaca o secretário.
Piauí Secult fortalece calendário junino com apoio a festivais e celebrações em diferentes regiões do Piauí
Piauí Escola Estadual de Dança Lenir Argento abre inscrições para turmas do segundo semestre de 2026 em Teresina
Piauí E-book gratuito do Encontro Turbulência registra memória e produção artística da dança no Piauí
Piauí Pré-Parada Day 2026 movimenta Teresina com oficinas e celebração à diversidade LGBTQIA+ neste sábado (20)
Piauí Talentos juninos brilham no encerramento do Festival de Quadrilhas do 48º Encontro Nacional de Folguedos; confira vencedores
Piauí 48º Encontro Nacional de Folguedos chega à última noite com Festival de Bois e transmissão do jogo da Copa do Mundo
Piauí Documentário sobre Dom Inocêncio inicia circuito de exibições especiais em três cidades do Piauí
Piauí Programação dos Folguedos tem teatro de bonecos, grupos tradicionais, música, dança e quadrilhas juninas nesta quinta (18)
Piauí Encerramento do Festival de Quadrilhas movimenta o 48º Encontro de Folguedos nesta quinta (18); confira programação Mín. 20° Máx. 34°