
O fotógrafo Ricardo Ramires realiza, neste sábado (6), às 10h, na Galeria dos Diretores no Theatro 4 de Setembro, a abertura da exposição “Encantadores do Piauí”, que faz parte do projeto Escrita de Luz.
Na ocasião, também será realizada a mesa-redonda “Olhares que iluminam: A fotografia e a cidade revelada”, que contará com a participação do fotógrafo Ricardo Ramires, do historiador Waldilio Siso, do poeta e fotógrafo Caio Negreiros e da estudante de moda e fotógrafa Socorro Silva. A mediação ficará a cargo do fotógrafo Wagner Santos.
O projeto tem como objetivo organizar e estimular a pesquisa e a criação de exposições artísticas fotográficas a partir do registro de manifestações folclóricas e festas populares do Piauí. A iniciativa contribui para a valorização do patrimônio imaterial, material, natural e, sobretudo, artístico e cultural do estado, relacionando as expressões regionais ao meio ambiente e ao desenvolvimento do turismo sustentável.

Nesta edição, o município de Pedro II será o foco central da pesquisa. Reconhecida por seus sítios arqueológicos com painéis rupestres, centro histórico preservado e artesanato em fios de algodão, a cidade também se destaca pela produção de joias em opala. Além disso, é palco do tradicional Festival de Inverno, evento que reúne música, gastronomia, artesanato e ecoturismo.

O projeto prevê ainda a realização da 3ª Exposição Fotográfica “Encantadores do Piauí”, que apresentará os resultados das pesquisas de campo em comunidades locais. O trabalho reunirá registros fotográficos, documentando manifestações culturais que irão compor o acervo de memória artística e popular do Piauí. Durante a execução do projeto, também será oferecido um curso gratuito de fotografia conceitual no Museu Piauiense.
O Escrita de Luz é realizado pelo fotógrafo Ricardo Ramires e conta com patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí, com apoio do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Cultura.

Piauí Secult fortalece calendário junino com apoio a festivais e celebrações em diferentes regiões do Piauí
Piauí Escola Estadual de Dança Lenir Argento abre inscrições para turmas do segundo semestre de 2026 em Teresina
Piauí E-book gratuito do Encontro Turbulência registra memória e produção artística da dança no Piauí
Piauí Pré-Parada Day 2026 movimenta Teresina com oficinas e celebração à diversidade LGBTQIA+ neste sábado (20)
Piauí Talentos juninos brilham no encerramento do Festival de Quadrilhas do 48º Encontro Nacional de Folguedos; confira vencedores
Piauí 48º Encontro Nacional de Folguedos chega à última noite com Festival de Bois e transmissão do jogo da Copa do Mundo
Piauí Documentário sobre Dom Inocêncio inicia circuito de exibições especiais em três cidades do Piauí
Piauí Programação dos Folguedos tem teatro de bonecos, grupos tradicionais, música, dança e quadrilhas juninas nesta quinta (18)
Piauí Encerramento do Festival de Quadrilhas movimenta o 48º Encontro de Folguedos nesta quinta (18); confira programação Mín. 18° Máx. 36°