
A última edição das prévias do Carnaval no Centro reuniu cerca de 17 mil pessoas na Avenida Marechal Castelo Branco, nessa segunda-feira (9), encerrando um fim de semana marcado por grande participação popular e intensa folia. Mesmo com a chuva, o público permaneceu no local, demonstrando animação e mantendo o clima carnavalesco, embalado pelo grupo baiano É o Tchan, um dos maiores ícones do axé e pagode baiano, consolidado nos anos 1990 com um fenômeno cultural.
“Estamos encerrando as prévias carnavalescas na Avenida Marechal Castelo Branco. Prévia que começou no dia 4 de janeiro e, desde o início, sempre contamos com a presença e o apoio da Polícia Militar. Tivemos eventos sem intercorrências, com grandes atrações como Cláudia Leitte, É o Tchan, Kannalha, Rapazolla e tudo aconteceu com tranquilidade, organização e segurança”, pontuou o Secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim.
O evento contou com esquema de segurança reforçado, garantindo tranquilidade aos foliões. A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) atuou diretamente no apoio à programação, com estrutura adequada para atender às demandas do evento. Não houve registro de ocorrências.

“A Polícia Militar está totalmente empenhada em garantir um Carnaval de Paz e Segurança. Todo o planejamento foi feito de forma integrada, com o trabalho da nossa tropa, dos projetos sociais, das instituições parceiras e com o apoio do Governo do Estado. Estamos aqui para assegurar o direito de ir e vir de todos os cidadãos e cidadãs, para que as famílias possam brincar, se divertir e aproveitar o Carnaval com alegria, tranquilidade e segurança. Nosso objetivo é um só: proporcionar um Carnaval bonito, alegre e, acima de tudo, um Carnaval de Paz e Segurança para todos”, comentou o Coronel Schewann Lopes, Comandante da Polícia Militar do Piauí.
Superando as expectativas de público e animação, a programação teve início com o DJ Malvadão, que animou os presentes com um repertório diversificado. Na sequência, o grupo É o Tchan levou axé e nostalgia à avenida, embalando os foliões com grandes sucessos da carreira, como “Na Boquinha da Garrafa”, “A Nova Loira do Tchan” e “Pau Que Nasce Torto”.
O Carnaval no Centro reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) com a ocupação qualificada dos espaços públicos, a valorização da música popular e a promoção de eventos gratuitos e acessíveis, fortalecendo a identidade cultural e a tradição carnavalesca do povo piauiense.
O evento é realizado pela RD Serviços, com patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secult, e apoio de parceiros locais.

Piauí Secult fortalece calendário junino com apoio a festivais e celebrações em diferentes regiões do Piauí
Piauí Escola Estadual de Dança Lenir Argento abre inscrições para turmas do segundo semestre de 2026 em Teresina
Piauí E-book gratuito do Encontro Turbulência registra memória e produção artística da dança no Piauí
Piauí Pré-Parada Day 2026 movimenta Teresina com oficinas e celebração à diversidade LGBTQIA+ neste sábado (20)
Piauí Talentos juninos brilham no encerramento do Festival de Quadrilhas do 48º Encontro Nacional de Folguedos; confira vencedores
Piauí 48º Encontro Nacional de Folguedos chega à última noite com Festival de Bois e transmissão do jogo da Copa do Mundo
Piauí Documentário sobre Dom Inocêncio inicia circuito de exibições especiais em três cidades do Piauí
Piauí Programação dos Folguedos tem teatro de bonecos, grupos tradicionais, música, dança e quadrilhas juninas nesta quinta (18)
Piauí Encerramento do Festival de Quadrilhas movimenta o 48º Encontro de Folguedos nesta quinta (18); confira programação Mín. 18° Máx. 36°