
A Secretaria da Cultura do Piauí (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), iniciou, nesta quinta-feira (12), uma votação popular no perfil no Instagram ( @artesanatopiauiense ) para escolher os três vencedores do Troféu Tia Maria.
Criado com o objetivo de valorizar e dar visibilidade aos talentos do artesanato piauiense, o troféu também presta homenagem a Maria Moreira da Silva, mais conhecida como Tia Maria, artesã que marcou a história da Central de Artesanato Mestre Dezinho.

A votação segue até o dia 14 de março e reúne oito produtos selecionados da Casa do Artesão Design Mestre Albertino que se destacaram como os mais vendidos desde a abertura da loja. As peças foram selecionadas por representarem a qualidade, a criatividade e a identidade do artesanato piauiense. O público poderá participar votando diretamente no perfil oficial do artesanato piauiense.

Os três produtos mais votados receberão o Troféu Tia Maria durante o evento Celebra Artesão, que será realizado no dia 19 de março, em alusão às comemorações do Dia do Artesão. Com a votação popular, a Suadrpi também busca aproximar o público do artesanato piauiense, incentivando a valorização das peças produzidas por artesãos do estado fortalecendo a cultura e a identidade regional.
Para o superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, a premiação também é uma forma de manter viva a memória de quem dedicou a vida ao artesanato. “Criar o Troféu tia Maria é uma forma de reconhecer os artesãos que se destacam e , ao mesmo tempo, homenagear uma mulher que representa a dedicação, o talento e a história do nosso artesanato. Queremos que essa premiação se torne uma tradição anual e um símbolo de valorização dos nossos artesãos”, destacou.
Quem foi Tia Maria
Natural de Guadalupe, ela aprendeu a bordar ainda na infância e transformou o artesanato em em sua vida. Durante 40 anos, esteve à frente de sua loja na Central de Artesanato, onde conquistou clientes e amigos com seu trabalho em rendas e bordados.
Tia Maria faleceu em 2025, deixando um legado de dedicação ao artesanato e à cultura piauiense. Sua história segue viva na memória de quem conviveu com ela e no trabalho que ajudou a fortalecer na Central de Artesanato.
Piauí Secult fortalece calendário junino com apoio a festivais e celebrações em diferentes regiões do Piauí
Piauí Escola Estadual de Dança Lenir Argento abre inscrições para turmas do segundo semestre de 2026 em Teresina
Piauí E-book gratuito do Encontro Turbulência registra memória e produção artística da dança no Piauí
Piauí Pré-Parada Day 2026 movimenta Teresina com oficinas e celebração à diversidade LGBTQIA+ neste sábado (20)
Piauí Talentos juninos brilham no encerramento do Festival de Quadrilhas do 48º Encontro Nacional de Folguedos; confira vencedores
Piauí 48º Encontro Nacional de Folguedos chega à última noite com Festival de Bois e transmissão do jogo da Copa do Mundo
Piauí Documentário sobre Dom Inocêncio inicia circuito de exibições especiais em três cidades do Piauí
Piauí Programação dos Folguedos tem teatro de bonecos, grupos tradicionais, música, dança e quadrilhas juninas nesta quinta (18)
Piauí Encerramento do Festival de Quadrilhas movimenta o 48º Encontro de Folguedos nesta quinta (18); confira programação Mín. 18° Máx. 36°