Terça, 11 de Agosto de 2026
31°

Tempo nublado

Teresina, PI

Política Eleições 2026

Joel propõe descentralizar a saúde e revisar contratos com organizações sociais no Piauí

Plano de governo prevê mais médicos, exames e atendimentos especializados no interior e auditoria dos contratos com as OSSs

11/08/2026 às 17h54
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O plano de governo do candidato ao Governo do Piauí Joel Rodrigues (Progressistas) coloca a descentralização da saúde como uma das principais propostas para a área. A ideia é ampliar o atendimento especializado no interior para reduzir a necessidade de pacientes viajarem até Teresina em busca de consultas, exames e tratamentos. A proposta já vinha sendo apresentada por Joel durante suas agendas pelo estado, principalmente a partir de reclamações de moradores sobre a falta de serviços de média e alta complexidade fora da capital.

A proposta prevê a oferta de especialidades médicas presencialmente nas diferentes regiões do Piauí, em parceria com os municípios. O plano também fala na ampliação do acesso a exames de maior complexidade, de forma programada e regionalizada. Segundo Joel, o objetivo é fazer com que o paciente consiga ser atendido mais perto de casa, evitando deslocamentos que podem chegar a centenas de quilômetros até Teresina.

Outro ponto apresentado é a reorganização da rede estadual de saúde, com foco no fortalecimento do SUS e na redução dos chamados vazios assistenciais, regiões onde faltam profissionais e estrutura para atender a população. Para isso, o candidato defende mais regionalização, transparência e continuidade no atendimento. A proposta também prevê uma auditoria dos contratos de gestão firmados com Organizações Sociais de Saúde, incluindo análise de custos, metas, qualidade dos serviços, compras, contratação de pessoal e resultados.

Joel afirma que pretende rever esses contratos caso seja eleito e defende que a gestão dos serviços volte a ser conduzida por profissionais da própria região. A proposta faz parte dos onze eixos apresentados no plano de governo e coloca a ampliação do atendimento no interior como uma das principais mudanças defendidas para a saúde pública do Piauí.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários