Quinta, 25 de Julho de 2024
26°

Tempo limpo

Teresina, PI

Geral Piauí

Piauí Rally Cup reúne competidores de vários estados a partir desta quinta (4) em Luís Correia

O evento integra o Campeonato Piauiense de Rally Cup, que terá outras etapas novembro, na capital Teresina.

04/07/2024 às 20h06
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A terceira edição do Piauí Rally Cup (PRC) começa, nesta quinta-feira (4), no Complexo Barramares, em Luís Correia, litoral do Piauí. Desta vez, desde a mudança do local e do tipo de terreno, o evento, que leva o nome de Etapa Rota das Emoções, faz parte do Campeonato Piauiense de Rally Cup, que terá outras fases no mês de novembro, em Teresina. A competição tem o patrocínio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Turismo (Setur).

 

Os competidores inscritos já começam a receber os kits de prova, com camisas e adesivos. A vistoria técnica e adesivagem de UTVs, motos e quadriciclos será das 14h às 18h, com parque fechado, ou seja, após as vistorias os veículos não poderão mais circular, até o início da prova. De 19h às 20h, será realizado o briefing para os competidores, quando recebem informações técnicas do percurso e mais informações sobre o regulamento, já que a prova tem supervisão da Federação de Motociclismo do Piauí (FMP).

 

O diretor de Eventos e Patrocínios da Secretaria do Turismo (Setur), Eduardo Santos, fala da satisfação que é apoiar o Piauí Rally Cup, um evento que não só atrai competidores de todo o Brasil, mas também fomenta o turismo e a economia local. “A Etapa Rota das Emoções é uma excelente oportunidade para mostrar as belezas naturais do litoral piauiense e oferecer uma experiência única para os visitantes. Estamos empenhados em continuar incentivando eventos como este, que fortalecem o potencial turístico da nossa região," afirmou o gestor.

 

O diretor de prova, piloto que mora em Fortaleza, Robledo Nicoletti, concluiu a sinalização dos últimos trechos do percurso, no qual os competidores realizarão as baterias, nesta sexta-feira (5) e no sábado (6). O percurso terá 35 km. O prólogo, miniprova de 5 km para definir os melhores tempos e a ordem de largada nas baterias, será nesta sexta, a partir de 8h da manhã.


“O percurso terá quatro tipos de terreno: areia, lama, dunas e piçarra, mas principalmente areia, com quase 90%. O circuito da prova deverá marcar as maiores velocidades já vistas em evento no Piauí, pois é uma prova rápida, com pouca mudança de direção, para a frente, com curvas mais rápidas. A gente prevê que a cada volta os pilotos concluam em 23 a 25 minutos, no máximo”, explicou Nicoletti.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A partir das 13h de sexta começam as disputas com a 1ª bateria. A 2ª bateria começa às 14h e a partir das 15h30 serão divulgados os resultados do dia. A parte cultural do evento será de 8h às 18h, com a feira e exposição de artesanato de artistas locais, também serviços de emissão da nova carteira de identidade nacional gratuita à população, encerrando com o show da banda piauiense Cabesativa, às 18h.

 

No sábado, abertura da secretaria de prova, de 7h até 11h. Às 8h, largada da 3ª bateria; às 11h, será a largada da 4ª bateria e, às 13h, os pilotos largam para a 5ª e última bateria. Além da feira e dos serviços de emissão da carteira de identidade, às 15h30, paralelo ao rally, tem a corrida de rua, com largada e chegada no Complexo Barramares, com inscrições gratuitas. A premiação do Piauí Rally Cup começa às 17h e o evento será encerrado com show do músico Teófilo Lima, que começa às 18h, encerrando às 19h.

 

Consciência ambiental nas praias de Luís Correia
 

O idealizador do evento, Landerson Carvalho, realizou a Caminhada Ecológica, ação socioambiental do rally para a limpeza das praias, com recolhimento de lixo e conscientização das crianças das escolas da zona rural. Foram 104 crianças envolvidas na ação.

 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

O Piauí Rally Cup tem supervisão da Federação de Motociclismo do Piauí (FMP) e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e conta com patrocínio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Turismo (Setur); Embratur e Ministério do Esporte.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários