Quinta, 25 de Julho de 2024
26°

Tempo limpo

Teresina, PI

Meio Ambiente Piauí

Semarh realiza soltura de 40 animais em área cadastrada na região de Valença

Neste ano, a Semarh já fez a soltura de mais de 100 animais na natureza.

04/07/2024 às 23h21
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

No âmbito do Programa "Vida Livre", a equipe de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizou, nesta semana, a soltura de 40 animais reabilitados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em área de ocorrência na microrregião de Valença.

Neste ano, a Semarh já fez a soltura de mais de 100 animais, que passaram pelo Cetas e puderam reiniciar a vida na natureza, em liberdade, alcançando importante marco na gestão estadual da fauna.

Veterinários e a auditora fiscal da Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DCBio), Danielle Melo, planejaram a soltura dos animais. Um veado catingueiro, tatus, jabutis e diversas aves foram liberados na natureza.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A ação busca disciplinar a soltura de animais silvestres de forma planejada, em áreas cadastradas. Os animais passaram pelo processo de avaliação, marcação, exames médico-veterinários, testes de aptidão comportamental, sendo suas condições clínicas e biológicas laudadas, possibilitando a reintrodução ao meio natural.

A atividade, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente, visa executar a Política Estadual de Proteção à Fauna Silvestre e Animais Domésticos no Piauí, compromisso de gestão do Governo do Piauí.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários