
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), durante esta semana, realiza a formação de brigadas florestais nos municípios de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro. O trabalho é voltado à proteção do bioma cerrado, com a formação de novos brigadistas e conscientização nas comunidades afetadas pela prática do uso do fogo.
O diretor de fiscalização da Semarh, Major Denio Marinho, explica como é realizada a seleção dos brigadistas e ressalta a importância das formações constantes em todo o estado. “Os municípios ao longo dos anos vão perdendo membros de suas brigadas, o que enfraquece e/ou muitas vezes fica inviável a atuação. O município abre um processo seletivo, dentro dos trâmites, com grande publicidade e solicitação de apresentação de laudos médicos”, destaca.

“Posteriormente, a Semarh, em parceria com o Corpo de Bombeiros, faz a aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF) e do Teste de Habilidades no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA) às brigadas contratadas pelos municípios, por meio do processo seletivo para atuarem no combate aos incêndios florestais”, complementa o diretor.
A formação realizada pela Semarh e CBMEPI segue ao longo do ano, com a realização de vários cursos de formação continuada, visando o fortalecimento da prevenção, controle e diminuição dos incêndios, com aplicação dos métodos de linha de defesa até a extinção do fogo.

Piauí Primeiro bugio resgatado pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres completa um mês de recuperação
Piauí Conselho Estadual de Meio Ambiente avança na modernização de regras e cria câmaras técnicas no Piauí
Piauí Projeto que já encerrou mais de 70 lixões no Piauí conquista financiamento internacional
Piauí Meteorologia da Semarh aponta que próximos meses serão marcados por tempo seco e madrugadas amenas no Piauí
Piauí Sem frio intenso: inverno no Piauí será marcado por tempo seco e madrugadas amenas
Piauí Piauí volta a registrar áreas livres da seca após quase dois anos e 54 municípios saem da estiagem
Piauí Semarh leva experiência do Piauí em gestão das águas para a Cúpula Mundial de Bacias no Rio de Janeiro
Piauí Governo do Piauí implanta protocolo inédito com drones e IA para investigar maus-tratos a animais
Piauí Governo lança Pacto pelos Animais e fortalece políticas de bem-estar animal sob coordenação da Semarh nesta terça (16) Mín. 20° Máx. 34°