
No Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado na sexta-feira (9), o Museu dos Povos Indígenas do Piauí - Anízia Maria, localizado na comunidade Nazaré, em Lagoa de São Francisco, será palco do lançamento do livro “Narrativas Indígenas e Cultura Material: Piauí e Maranhão”. A obra é organizada por Marleide Lins, Síria Borges e Deusdédit Filho. O lançamento será às 16h.
A publicação pioneira é uma coletânea que reúne contribuições de diversos autores, incluindo pesquisadores indígenas e não indígenas, jovens estudantes, caciques, pajés e líderes comunitários. O objetivo é aproximar a formalidade acadêmica dos conhecimentos indígenas de tradição oral, abordando a temática da cultura material.
Para Marleide Lins, uma das organizadoras da obra, o livro possui uma importância cultural imensa. “A grande contribuição para a cultura estadual e nacional é apresentar um espaço editorial para as comunidades indígenas do Maranhão e, especialmente, do Piauí, onde podem contar, escrever e registrar a própria história. Nossa historiografia sobre os povos indígenas, frequentemente, tratava de extermínio. Hoje sabemos que, mesmo antes invisibilizadas, muitas etnias são reconhecidas pela Funai em nosso estado,” destaca a escritora.
O livro conta com a participação de indígenas Kariri, de Queimada Nova; Tabajara Itacoatiara e Ypi, de Piripiri; Akroá Gamela, de Uruçuí; Tabajara e Tapuio-Itamaraty da Comunidade Nazaré de São Francisco do Piauí e Guajajara, de Teresina.
“Como organizadora, editora e coautora desta obra tão significativa, sinto-me gratificada por contribuir com o projeto de valorização das identidades e da diversidade cultural. É necessário nos debruçar sobre as questões étnicas e de gênero para construirmos uma sociedade inclusiva e igualitária. Investigar, registrar e difundir as culturas que, às vezes, permanecem à margem é nosso dever. Agradeço a todos pela participação: comunidades indígenas do Piauí e Maranhão, pesquisadores acadêmicos e instituições parceiras – Associação Amigos da Arte e da Cultura do Piauí (Assaac), Faculdade do Centro Maranhense (FCMA/Unicentro) e Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNama), além do substancial patrocínio da Secretaria da Cultura do Piauí (Secult) e do Governo do Estado do Piauí”, conclui Marleide Lins.

Piauí Secult fortalece calendário junino com apoio a festivais e celebrações em diferentes regiões do Piauí
Piauí Escola Estadual de Dança Lenir Argento abre inscrições para turmas do segundo semestre de 2026 em Teresina
Piauí E-book gratuito do Encontro Turbulência registra memória e produção artística da dança no Piauí
Piauí Pré-Parada Day 2026 movimenta Teresina com oficinas e celebração à diversidade LGBTQIA+ neste sábado (20)
Piauí Talentos juninos brilham no encerramento do Festival de Quadrilhas do 48º Encontro Nacional de Folguedos; confira vencedores
Piauí 48º Encontro Nacional de Folguedos chega à última noite com Festival de Bois e transmissão do jogo da Copa do Mundo
Piauí Documentário sobre Dom Inocêncio inicia circuito de exibições especiais em três cidades do Piauí
Piauí Programação dos Folguedos tem teatro de bonecos, grupos tradicionais, música, dança e quadrilhas juninas nesta quinta (18)
Piauí Encerramento do Festival de Quadrilhas movimenta o 48º Encontro de Folguedos nesta quinta (18); confira programação Mín. 20° Máx. 34°