
Aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governador Rafael Fonteles, a lei que institui a Política Estadual da Assistência Social no Estado do Piauí (PEAS) foi elaborada pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). A norma foi discutida pela secretária Regina Sousa, destacando a importância de trabalhar a assistência social no Estado e de acordo com o Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
A nova lei 8.489, de 29 de agosto de 2024, foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição de 02 de setembro, e marca uma nova história na assistência social do Piauí, pois a última lei que regulamentava a assistência social era de 1995. A existência, há quase 30 anos, da outra lei tornava necessária uma atualização das nomenclaturas, do conselho, a organização do fundo estadual da assistência social e também a inserção do cofinanciamento.
Para a superintendente da Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga, a atualização da Lei do SUAS é uma grande vitória. “Para nós, que atuamos na área da assistência social, a lei traz algumas inovações, como a nova composição dos órgãos governamentais e que irão atuar no conselho estadual da assistência social”, explicou Janaína Mapurunga.
A superintendente declarou ainda que, dentro do fundo estadual da assistência social, são estabelecidos os pisos de cofinanciamento estadual. “É um recurso destinado pelo estado do Piauí aos municípios para aprimorar os programas, projetos, serviços e benefícios da área da assistência social. Então estamos muito felizes com a aprovação da nossa lei, que institui a política estadual da assistência social”, comemorou.
A previsão é que haja um avanço tanto na proteção social básica e social no Suas, além de um impacto para os trabalhadores dos Sistema Único da Assistência Social diante das novas capacitações que serão executadas e também com os municípios. Haverá ainda uma organização do que deve ser feito nas gestões municipais, que serão orientadas pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos.
No geral, a lei reflete a organização da assistência social no estado do Piauí, regulamenta o novo conselho, a formatação do novo conselho, conselho estadual de assistência social com as secretarias, agora que farão parte, além de regulamentar e organizar o fundo estadual de assistência social e estabelecer critérios e parâmetros de atuação do SUS no Piauí.
Piauí Conselho Estadual de Políticas para a População LGBTQIA+ empossa novos membros para o biênio 2026-2028
Piauí Sasc divulga resultado final do II Prêmio Boas Práticas na Primeira Infância no SUAS; premiação ocorre nesta sexta (26)
Piauí Cendfol realiza Encontro de Políticas Públicas sobre Drogas no Piauí nesta terça (23)
Piauí Imposto de Renda: Governo do Piauí incentiva destinação de valores para fundos sociais que beneficiam crianças, adolescentes e idosos
Piauí Cendfol celebra formação da primeira turma da 3ª edição do Famílias Fortes em Parnaíba
Piauí Governo do Estado e Prefeitura de Parnaíba avançam na implementação de metodologias preventivas nas escolas
Piauí Piauí sedia encontro regional para discutir serviços de proteção básica para gestantes e crianças nesta terça (5) e quarta (6)
Piauí Sasc promove encontro sobre direitos da pessoa idosa em instituições de longa permanência
Piauí Sasc fortalece Primeira Infância com entrega de kits lúdicos a municípios do Piauí Mín. 18° Máx. 36°