
A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realiza, nesta terça-feira (24) e quarta-feira (25), o segundo módulo da formação continuada socioeducativa, com foco na saúde mental. Serão duas turmas. A capacitação é conduzida pela psicóloga Anielle Cavalero, coordenadora das medidas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade da Sasc, especialista em saúde mental e prevenção ao suicídio.
A palestra abordou a importância dos cuidados com a saúde mental de adolescentes e profissionais que atuam nas unidades socioeducativas. Agentes socioeducativos, técnicos e demais profissionais participaram do encontro, que discutiu maneiras de identificar e tratar problemas de saúde mental nos adolescentes e também estratégias para preservar o bem-estar dos próprios agentes.

Sônia Terra, superintendente dos Direitos Humanos da Sasc, destacou a relevância do tema. "O tema que estamos trazendo aqui nessa segunda etapa é muito importante. Vamos tratar sobre saúde mental; é preciso que os profissionais, técnicos, agentes e todo o corpo das nossas unidades socioeducativas tenham consciência do que é um problema de saúde mental e como lidar de forma eficiente e sensível."
Anielle Cavalero enfatizou a necessidade de atenção à saúde mental dos próprios agentes socioeducativos. "É importante que a saúde mental dos agentes esteja em dia. Assim, eles conseguem lidar com firmeza e sensibilidade com os adolescentes nas unidades socioeducativas. A saúde mental de ambos é fundamental."

A formação continuada socioeducativa está sendo realizada no auditório Santa Dulce dos Pobres, na Sasc da rua Acre, em parceria com o Núcleo de Socioeducação do Estado do Piauí, o Nusepi.

Piauí Conselho Estadual de Políticas para a População LGBTQIA+ empossa novos membros para o biênio 2026-2028
Piauí Sasc divulga resultado final do II Prêmio Boas Práticas na Primeira Infância no SUAS; premiação ocorre nesta sexta (26)
Piauí Cendfol realiza Encontro de Políticas Públicas sobre Drogas no Piauí nesta terça (23)
Piauí Imposto de Renda: Governo do Piauí incentiva destinação de valores para fundos sociais que beneficiam crianças, adolescentes e idosos
Piauí Cendfol celebra formação da primeira turma da 3ª edição do Famílias Fortes em Parnaíba
Piauí Governo do Estado e Prefeitura de Parnaíba avançam na implementação de metodologias preventivas nas escolas
Piauí Piauí sedia encontro regional para discutir serviços de proteção básica para gestantes e crianças nesta terça (5) e quarta (6)
Piauí Sasc promove encontro sobre direitos da pessoa idosa em instituições de longa permanência
Piauí Sasc fortalece Primeira Infância com entrega de kits lúdicos a municípios do Piauí Mín. 18° Máx. 36°