
O tradicional Festival Nacional de Teatro do Piauí chega à sua 12ª edição. No período de 16 a 20 de outubro, grupos de diversos estados se apresentam em Floriano com programação adulta e infantil. O evento é gratuito e os espetáculos serão distribuídos nos Teatros Maria Bonita e Cidade Cenográfica. O festival também conta com laboratórios de arte cênica para profissionais da cultura e população em geral.
Neste ano, o festival recebe grupos de teatro de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Pernambuco, Maranhão, Ceará e Piauí. Dentre os espetáculos está o monólogo “Sertão Hamlet”, do ator e dramaturgo Guido Campos. Com uma mistura de humor e emoção, a peça explora temas como amor e desamor, além de uma crise existencial que ressoa no homem contemporâneo.

“Há mais de uma década buscamos democratizar o acesso à cultura no semiárido piauiense por meio das artes cênicas com apresentações gratuitas de espetáculos dos mais variados cantos do país. Também propomos contribuir com a profissionalização no setor por meio de diversas oficinas como interpretação, iluminação cênica e musicalização”, declara César Crispim, organizador do festival.

Dentre a programação infantil, o 12º Festival Nacional de Teatro do Piauí traz o espetáculo “Drummond Para Crianças”, do Grupo Sintonia Dominó, do Rio de Janeiro. A peça é uma contação de história que insere as crianças no universo poético de Carlos Drummond de Andrade e busca estimular a paixão por livros e poesias de diversos autores brasileiros.

O festival é uma realização do Grupo Escândalo Legalizado de Teatro, fundado em 1987, por artistas florianenses, que também é responsável pelo espetáculo Paixão de Cristo de Floriano. O evento conta com apoio da Secretaria da Cultura do Piauí (Secult), por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), com o patrocínio da Equatorial Piauí, como parte das suas ações de responsabilidade social.

Piauí Secult fortalece calendário junino com apoio a festivais e celebrações em diferentes regiões do Piauí
Piauí Escola Estadual de Dança Lenir Argento abre inscrições para turmas do segundo semestre de 2026 em Teresina
Piauí E-book gratuito do Encontro Turbulência registra memória e produção artística da dança no Piauí
Piauí Pré-Parada Day 2026 movimenta Teresina com oficinas e celebração à diversidade LGBTQIA+ neste sábado (20)
Piauí Talentos juninos brilham no encerramento do Festival de Quadrilhas do 48º Encontro Nacional de Folguedos; confira vencedores
Piauí 48º Encontro Nacional de Folguedos chega à última noite com Festival de Bois e transmissão do jogo da Copa do Mundo
Piauí Documentário sobre Dom Inocêncio inicia circuito de exibições especiais em três cidades do Piauí
Piauí Programação dos Folguedos tem teatro de bonecos, grupos tradicionais, música, dança e quadrilhas juninas nesta quinta (18)
Piauí Encerramento do Festival de Quadrilhas movimenta o 48º Encontro de Folguedos nesta quinta (18); confira programação Mín. 20° Máx. 34°