Os bombeiros militares do Piauí, enviados para missão humanitária na faixa de fronteira com a Bolívia, retornaram para o Brasil, após o fim da operação no último dia 19 de outubro. A missão, composta por 62 bombeiros do Brasil, teve como objetivo combater incêndios florestais na região do parque nacional da cidade de San Ignacio de Velasco e em comunidades indígenas próximas.
Os tenentes Marcos Nunes e Francisco Gilberto, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, e que fazem parte do quadro de agentes da Força Nacional de Segurança Pública, foram os militares enviados para a missão, que faz parte de uma iniciativa do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, e de coordenação do Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação. As ações são chefiadas por especialistas em desastres do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
“Chegamos à cidade de San Ignacio de Velasco, e de lá, partimos para as áreas de incêndios florestais, que aconteciam na região do parque nacional de San Ignacio de Velasco, e em comunidades indígenas próximas. Foram 44 dias de combate a estes incêndios. Uma operação árdua, mas tivemos êxito. A operação também teve a cooperação das equipes de outros países como Chile, França e Canadá. Estamos à disposição e seguimos representando nosso estado na Força Nacional de Segurança Pública”, explicou o Tenente Francisco Gilberto.
A missão também ocorreu em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Mín. 22° Máx. 34°