
O Piauí tem se destacado na preservação ambiental, registrando uma queda de 10% no desmatamento do Cerrado em 2024, em comparação ao ano anterior. Esse resultado coloca o estado entre os líderes nacionais na redução de desmatamento, consolidando-o como o terceiro em diminuição, dentre os estados que possuem o bioma Cerrado, de acordo com dados do Prodes 2023/2024. A redução reflete um aumento expressivo nas operações de fiscalização, com 18 ações promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) entre 2023 e 2024.
Além da intensificação das operações, a Semarh obteve um crescimento significativo nos autos de infração ambiental: de 149 em 2022 para 502 em 2024 — um aumento de 42% em relação a 2023 e de 237% em comparação a 2022. A quantidade de áreas embargadas por desmatamento ilegal também cresceu consideravelmente, de 20.875 hectares em 2022 para 57.846 hectares em 2024, um salto de 177%.
Segundo Filipe Gomes, diretor de gestão florestal da Semarh, as operações Cerrado Vivo foram fundamentais para coibir práticas ilegais e incentivar a regularização. “A intensificação das fiscalizações resultou em mais de 1000% de aumento na aplicação de multas e embargos”, destacou.
O governo piauiense está ainda em busca de novos financiamentos, como o programa REDD+ (Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal), no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Segundo o secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, o REDD+ permitirá ampliar o monitoramento e melhorar a fiscalização no estado.
“Esse programa possibilitará o uso de recursos para ampliar o monitoramento e melhorar a fiscalização, com apoio de tecnologias como o monitoramento via satélite, para que o Piauí continue avançando no combate ao desmatamento ilegal e se torne referência na proteção ambiental”, afirmou o gestor.
Com essas iniciativas, o estado espera alcançar a meta de desmatamento zero até 2030, preservando a biodiversidade e contribuindo para as metas climáticas globais.
Piauí Primeiro bugio resgatado pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres completa um mês de recuperação
Piauí Conselho Estadual de Meio Ambiente avança na modernização de regras e cria câmaras técnicas no Piauí
Piauí Projeto que já encerrou mais de 70 lixões no Piauí conquista financiamento internacional
Piauí Meteorologia da Semarh aponta que próximos meses serão marcados por tempo seco e madrugadas amenas no Piauí
Piauí Sem frio intenso: inverno no Piauí será marcado por tempo seco e madrugadas amenas
Piauí Piauí volta a registrar áreas livres da seca após quase dois anos e 54 municípios saem da estiagem
Piauí Semarh leva experiência do Piauí em gestão das águas para a Cúpula Mundial de Bacias no Rio de Janeiro
Piauí Governo do Piauí implanta protocolo inédito com drones e IA para investigar maus-tratos a animais
Piauí Governo lança Pacto pelos Animais e fortalece políticas de bem-estar animal sob coordenação da Semarh nesta terça (16) Mín. 20° Máx. 34°