Quinta, 05 de Dezembro de 2024
28°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Assistência Social Piauí

Internos da Penitenciária Irmão Guido concluem curso de eletricista e instalador rural

A iniciativa foi realizada pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com o Ministério Público do Piau...

30/11/2024 às 09h50
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), celebrou a capacitação de mais uma turma de internos, desta vez da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina. Nesta sexta-feira (29), 15 detentos concluíram o curso de eletricista e instalador rural, com carga horária de 40 horas. A iniciativa foi realizada em parceria com o Ministério Público do Piauí (MP-PI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PI).

O instrutor do Senar-PI, Isanio Viana, destacou a relevância do curso para abrir portas no mercado de trabalho, uma área com alta demanda. “Nesse curso, eles aprendem a montar quadros de energia, circuitos de iluminação, circuitos de tomada, instalar disjuntores e muito mais. Também abordamos os equipamentos adequados para identificar tensões elevadas e prevenir fugas de corrente. Hoje, com o crescimento das energias renováveis, essa é uma profissão que nunca ficará obsoleta. Há sempre espaço para bons eletricistas no mercado”, ressaltou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Para o interno W.O., a conclusão do curso representa uma oportunidade concreta de recomeço. “Aqui dentro, esses cursos nos ajudam a ocupar o tempo de forma produtiva, aprendendo uma profissão que já posso aplicar, inclusive, nas obras do próprio presídio. Lá fora, será uma chance de recomeçar com dignidade, trabalhando de forma honesta e construindo uma nova história para minha vida”, afirmou.

O secretário de Justiça, coronel Carlos Augusto, reforçou a importância da educação profissionalizante para a ressocialização. “Investir na qualificação profissional das pessoas privadas de liberdade é investir em segurança pública e inclusão social. Por meio da educação e do trabalho, oferecemos ferramentas para que esses indivíduos reconstruam suas vidas, reduzam a reincidência e se reintegrem de forma digna e produtiva à sociedade. É um caminho de transformação que beneficia a todos”, declarou o gestor.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários