
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), vem intensificou as ações de fiscalização e combate ao desmatamento ilegal. Desde o início de 2025, já foram realizadas 13 operações em municípios estratégicos, resultando no embargo de 115 áreas, que somam cerca de 35 mil hectares de vegetação nativa. As irregularidades encontradas renderam ainda R$ 42 milhões em multas.
Para o chefe do setor de Fiscalização da Semarh, Renato Nogueira, cada operação representa um freio contra o avanço do desmatamento. “Nosso foco é preservar o Cerrado. As multas são importantes, mas não são o objetivo final. O que buscamos é impedir o avanço ilegal sobre áreas sensíveis e garantir que a natureza tenha chance de se regenerar”, destacou.

O secretário de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, reforça que a prioridade do governo está na proteção ambiental, aliada à educação e ao diálogo com produtores. “Não se trata de punir, mas de proteger. O Cerrado é vital para nossos rios, para o clima e para a vida das futuras gerações. Estamos atentos e agindo com firmeza para que cada hectare seja preservado”, ressaltou.

Seguindo essas diretrizes, as equipes de fiscalização da Semarh continuam em campo, mapeando novos alertas de desmatamento, comparando-os com as autorizações emitidas, principalmente em áreas mais sensíveis, além de realizar o monitoramento de territórios onde houve altos índices de ações ilegais no passado. O esforço não é apenas governamental: é uma corrida contra o tempo para salvar um bioma que sustenta aquíferos, garante equilíbrio climático e assegura água e alimento para milhões de pessoas.

Piauí Primeiro bugio resgatado pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres completa um mês de recuperação
Piauí Conselho Estadual de Meio Ambiente avança na modernização de regras e cria câmaras técnicas no Piauí
Piauí Projeto que já encerrou mais de 70 lixões no Piauí conquista financiamento internacional
Piauí Meteorologia da Semarh aponta que próximos meses serão marcados por tempo seco e madrugadas amenas no Piauí
Piauí Sem frio intenso: inverno no Piauí será marcado por tempo seco e madrugadas amenas
Piauí Piauí volta a registrar áreas livres da seca após quase dois anos e 54 municípios saem da estiagem
Piauí Semarh leva experiência do Piauí em gestão das águas para a Cúpula Mundial de Bacias no Rio de Janeiro
Piauí Governo do Piauí implanta protocolo inédito com drones e IA para investigar maus-tratos a animais
Piauí Governo lança Pacto pelos Animais e fortalece políticas de bem-estar animal sob coordenação da Semarh nesta terça (16) Mín. 18° Máx. 36°