
O ano de 2025 marcou uma virada na política ambiental do Piauí. Com investimentos estratégicos, modernização e presença intensiva em campo, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) alcançou resultados inéditos e assumiu a liderança nacional. O destaque veio na COP30, em Belém (PA), com a apresentação do pioneiro Plano Estadual de Ação Climática, o primeiro do Norte e Nordeste, e a liderança nacional em transição energética, com quase 100% de energia limpa.
Contudo, um dos marcos mais expressivos foi a queda de quase 68% no desmatamento ilegal no primeiro semestre, resultado direto da combinação entre monitoramento contínuo e fiscalização que alcançou 72 cidades, sendo 21 ações específicas contra desmatamento, crescimento de quase 10% em relação a 2024. “O combate ao desmatamento é diário. A queda expressiva mostra nossa presença constante nos municípios piauienses”, destacou o secretário Feliphe Araújo.

A prevenção a queimadas também deu um salto: o Piauí formou mais de 1,2 mil brigadistas em cerca de 100 cidades, superando a soma dos dois anos anteriores. O estado agora conta com quase 2 mil brigadistas ativos em 124 municípios, uma das maiores redes do Nordeste, além de ter registrado o menor número de queimadas em setembro na última década.
Na gestão da água, a mudança foi profunda. O tempo de emissão de outorgas caiu de 45 para cinco dias, e o estado já ultrapassou 1,4 mil outorgas emitidas. No licenciamento ambiental, o ritmo também é recorde, com 5.816 licenças, média de 17 por dia.

O Piauí ganhou destaque internacional ao receber o Prêmio Líderes Locais do Clima 2025, da Bloomberg Philanthropies e C40, impulsionado por ações como o ICMS Ecológico, que premiou quase 200 municípios, dos quais 70% com o selo A. O estado também instalou, em uma ação inédita, 10 novas estações agrometeorológicas, ampliando sua capacidade de monitoramento climático.
Na restauração ecológica, 2025 foi igualmente histórica: a Semarh distribuiu 657.317 mudas a 131 cidades, mais que a soma dos dois anos anteriores. Dessas, 394 mil foram destinadas à recuperação de áreas degradadas, prevenção de incêndios e fortalecimento da agricultura familiar. “Cada muda é um compromisso com o futuro”, reforçou Feliphe Araújo.

A agenda de proteção animal avançou com o Piauí Pet Castramóvel, agora estruturado como clínica móvel, responsável por 609 dos 1.016 procedimentos realizados no ano. Mais de dez municípios receberam a ação.

Nos rios e açudes, o programa de peixamento liberou 1,5 milhão de pós-larvas e alevinos em 14 municípios. Na educação ambiental, 229 escolas de 34 cidades foram atendidas, alcançando 19,7 mil alunos e distribuindo mais de 12 mil mudas.

Piauí Primeiro bugio resgatado pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres completa um mês de recuperação
Piauí Conselho Estadual de Meio Ambiente avança na modernização de regras e cria câmaras técnicas no Piauí
Piauí Projeto que já encerrou mais de 70 lixões no Piauí conquista financiamento internacional
Piauí Meteorologia da Semarh aponta que próximos meses serão marcados por tempo seco e madrugadas amenas no Piauí
Piauí Sem frio intenso: inverno no Piauí será marcado por tempo seco e madrugadas amenas
Piauí Piauí volta a registrar áreas livres da seca após quase dois anos e 54 municípios saem da estiagem
Piauí Semarh leva experiência do Piauí em gestão das águas para a Cúpula Mundial de Bacias no Rio de Janeiro
Piauí Governo do Piauí implanta protocolo inédito com drones e IA para investigar maus-tratos a animais
Piauí Governo lança Pacto pelos Animais e fortalece políticas de bem-estar animal sob coordenação da Semarh nesta terça (16) Mín. 18° Máx. 36°