Quarta, 08 de Julho de 2026
22°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Tecnologia USB-C

Europa aprova exigência de carregador universal para smartphones

A medida é considerada uma derrota para a Apple, que terá de modificar os seus modelos

04/10/2022 às 12h00
Por: Redação Fonte: Revista OESTE
Compartilhe:
Europa aprova exigência de carregador universal para smartphones

O Parlamento Europeu aprovou nesta terça-feira, 4, uma lei que impõe a adoção de um carregador universal para smartphones, tablets e dispositivos portáteis a partir do fim de 2024. A medida é considerada uma derrota para a Apple, que terá de modificar os seus modelos.

O regulamento foi aprovado por maioria esmagadora de 602 votos a favor e 13 contra, com oito abstenções. A medida forçará a Apple a abandonar a porta de carregamento específica para seus modelos de iPhone, chamada ‘Lightning’.

Durante as discussões, os deputados europeus argumentaram que a adoção de um modelo de carregador único reduzirá a montanha de carregadores obsoletos descartados a cada ano e reduzirá os custos para os consumidores.

Espera-se que a mudança economize pelo menos € 200 milhões (US$ 195 milhões) por ano e reduza mais de mil toneladas de lixo eletrônico anualmente na União Europeia, disse a comissária europeia de Concorrência, Margrethe Vestager.

Espera-se que o movimento da União Europeia repercuta em todo o mundo. “Depois de mais de uma década, o carregador único para vários dispositivos eletrônicos finalmente se tornará uma realidade para a Europa, e esperamos que também possamos inspirar o restante do mundo”, disse o deputado maltês Alex Agius Saliba.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários