
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) participou, nessa quinta-feira (16), da primeira reunião remota do subcomitê da federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), promovido pelo Ministério da Saúde. Piauí, Bahia, Goiás e Pernambuco são os quatro estados-piloto da iniciativa.
A RNDS é uma plataforma nacional de integração de dados em saúde e é um projeto estruturante do Conecte SUS, programa do Governo Federal para a transformação digital da saúde no Brasil. A federalização visa integrar aspectos normativos, de governança, e de soluções tecnológicas, de forma a diminuir as desigualdades entre os territórios.

“Este projeto visa o compartilhamento de dados de saúde entre estados, permitindo que o profissional de saúde visualize informações dos pacientes em atendimento nas redes públicas por meio de um prontuário único com todo o histórico anterior”, explicou Odisley Soares Silva, diretor de Unidade de Tecnologia e Segurança da Informação da Sesapi.
Durante a reunião foram apresentados os macroprocessos dos estados-piloto e a plataforma para disseminação dos dados, bem como potencialidades e expectativa em relação à federalização da RNDS, que respeitará o consentimento do paciente e observará as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Saúde IBGE e Ministério da Saúde lançam Pesquisa Nacional de Saúde 2026
Saúde Vacinação de adolescentes de 15 a 19 anos contra o HPV é prorrogada
Saúde Após casos de sarampo, Ministério da Saúde recomenda vacinar bebês Mín. 25° Máx. 36°