
O esporte educacional da rede estadual pública do Piauí voltou a se destacar nacionalmente. A equipe masculina do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) professora Maria de Lourdes Rebelo, de Teresina, conquistou o título do Campeonato Brasileiro Escolar de Handebol durante os Jogos Escolares Brasileiros Sub-18 Handebol, disputados em Sergipe.
Com a conquista, o Piauí chega ao seu quinto título na competição, após a vitória de 29 a 21 sobre Santa Catarina, na final dessa sexta-feira (27), e vai representar o Brasil no Campeonato Mundial Escolar na Macedônia do Norte. “É um sentimento indescritível. Estamos muito felizes por essa conquista. Só tenho a agradecer a Deus e aos meus companheiros”, celebrou o atleta Yann Gabriel Matos dos Santos.

Para o técnico da seleção e professor da rede estadual, Giuliano Ramos, o ouro é o coroamento de um projeto de duas décadas em parceria com o Governo do Estado. “Este título premia 20 anos de suor, luta e planejamento. Agora, o foco se volta para o Mundial, mantendo a intensidade de treinos táticos e físicos, inclusive aos finais de semana e no contraturno escolar”, destaca o treinador.
O sucesso piauiense não se restringiu ao topo do pódio masculino. A equipe feminina do Ceti Professor Joca Vieira também brilhou ao conquistar o título da Série Prata, reforçando a hegemonia da rede estadual na modalidade.

O resultado é fruto do investimento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do programa Seduc Esportiva, em parceria com a Associação Beneficente Giuliano Esporte Clube (GHC), referência nacional no esporte de base e responsável pelo trabalho técnico nas duas escolas.
O secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, parabenizou as equipes e destacou o potencial do esporte escolar piauiense no cenário internacional. “Essa conquista mostra que o esporte escolar do Piauí tem nível mundial. Estamos formando jovens campeões dentro e fora das quadras, focados e preparados para competir em qualquer lugar do mundo”, afirmou.

Copa 2026 Paraguai elimina a Alemanha nos pênaltis e faz história na Copa do Mundo
Eleições 2026 Pesquisa aponta abstenção como desafio para Lula na disputa pela reeleição
Copa 2026 Brasil busca virada nos acréscimos, vence o Japão e avança às oitavas da Copa do Mundo
Esportes Torcedores se reúnem no centro de SP para assistir ao jogo do Brasil
Esportes Brasília inicia contagem regressiva de 1 ano da Copa do Mundo Feminina
Piauí Copa Judô Kids Estudantil celebra formação de 300 jovens atletas alunos da rede pública de Teresina neste sábado (27)
Piauí Equipe piauiense do GHC representa o Brasil e garante vaga nas quartas de final do Mundial Universitário de Handebol na França
Piauí Atleta piauiense é convocado para principal competição de base da canoagem mundial no Canadá
Esportes LBF: TV Brasil transmite Sodiê Mesquita x Unimed Campinas no domingo Mín. 18° Máx. 36°