
A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc) participou da 5ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional Intergestores da Política LGBTQIA+, realizada entre os dias 2 e 4 de março, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Paraíba, em João Pessoa. O Piauí foi representado por Joseane Borges, diretora de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ da Superintendência de Direitos Humanos da Sasc.
O encontro reuniu representantes de diversos estados com o objetivo de alinhar ações e estratégias interfederativas para o ano de 2026, fortalecendo a implementação da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ em todo o país.
Durante a programação, os participantes acompanharam debates sobre perspectivas e avanços da política nacional, apresentados pelo diretor de Promoção e Defesa da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Hiago Guimarães. Também foram discutidos os indicadores do Sistema de Informação e Monitoramento Nacional de Políticas para a População LGBTQIA+, ferramenta que deverá auxiliar no acompanhamento e na avaliação das ações desenvolvidas pelos estados.

A agenda incluiu ainda visitas técnicas a equipamentos voltados à promoção da cidadania LGBTQIA+ na Paraíba, como a Casa de Acolhida Cris Nagô, o Centro Estadual de Referência LGBTQIA+ Pedro Álvares de Sousa e o Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais (TT) Fernanda Benvenutty. Os participantes também conheceram a sede da Secretaria de Estado das Mulheres e da Diversidade Humana.
Ao final do encontro, foi iniciado o planejamento estratégico das ações da Comissão Nacional Intergestores para 2026, com foco na ampliação da adesão e no fortalecimento da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, por meio da articulação entre União, estados e municípios.

Piauí Conselho Estadual de Políticas para a População LGBTQIA+ empossa novos membros para o biênio 2026-2028
Piauí Sasc divulga resultado final do II Prêmio Boas Práticas na Primeira Infância no SUAS; premiação ocorre nesta sexta (26)
Piauí Cendfol realiza Encontro de Políticas Públicas sobre Drogas no Piauí nesta terça (23)
Piauí Imposto de Renda: Governo do Piauí incentiva destinação de valores para fundos sociais que beneficiam crianças, adolescentes e idosos
Piauí Cendfol celebra formação da primeira turma da 3ª edição do Famílias Fortes em Parnaíba
Piauí Governo do Estado e Prefeitura de Parnaíba avançam na implementação de metodologias preventivas nas escolas
Piauí Piauí sedia encontro regional para discutir serviços de proteção básica para gestantes e crianças nesta terça (5) e quarta (6)
Piauí Sasc promove encontro sobre direitos da pessoa idosa em instituições de longa permanência
Piauí Sasc fortalece Primeira Infância com entrega de kits lúdicos a municípios do Piauí Mín. 18° Máx. 36°