
O senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) usou as redes sociais para criticar o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), após o anúncio de que o Porto de Luís Correia realizará sua primeira operação de exportação para a China, com o envio de mais de 110 mil toneladas de minério de ferro. Em postagem no X, antigo Twitter, o senador classificou o anúncio como "improviso e propaganda eleitoreira".
Segundo informações divulgadas pela imprensa, Rafael Fonteles apresentou a operação como marco do funcionamento do porto piauiense. O anúncio, contudo, não teria esclarecido que a estrutura atual do porto não comporta a atracação de grandes navios. De acordo com o que foi veiculado, a operação prevê o uso de embarcações menores para fazer o transbordo da carga até um navio posicionado em alto-mar, distante da costa que tornaria toda a operação mais cara, inviabilizado para empresas utilizarem o porto.

Ciro Nogueira contestou a apresentação do evento como sinal de pleno funcionamento do porto. "Mais uma tentativa de enganar a população: quem entende de logística sabe que sem dragagem de verdade e calado, a operação do Porto de Luís Correia não passa de propaganda eleitoreira. Navio isolado bem longe da costa, em alto-mar precisando de barco menor pra transbordo, não é porto funcional, é improviso", afirmou o senador em sua postagem.
O parlamentar também associou o anúncio ao calendário eleitoral. "Sem infraestrutura robusta e dragagem definitiva, a pressa em fazer barulho é pura propaganda política. E das ruins. Governador, se for pra fabricar uma obra pra servir de vitrine pra projeto de reeleição, ao menos escolha uma que funcione", escreveu Ciro.
Política “Brasil não vai abandonar a mesa”, diz ministro sobre taxação dos EUA
Nordeste Desilusão cresce e Lula perde força entre jovens e nordestinos
Eleições 2026 Ciro Nogueira aposta em Joel Rodrigues e compara pré-campanha a fenômeno eleitoral histórico do Piauí Mín. 18° Máx. 36°