
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), avança nas políticas públicas voltadas à pessoa idosa. Seguindo esta linha, está apoiando o Programa 60+, lançado em parceria com a iniciativa privada em quatro bairros de Teresina. Sendo eles, Mocambinho, Santa Maria da Codipi, São Pedro e Morada do Sol. O Projeto tem por objetivo levar saúde e bem-estar para a terceira idade.
A secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, ao tomar conhecimento do 60+, apoiou e confirmou a parceria da Sasc, por se tratar de um importante projeto para a população idosa da capital.

“O Projeto 60+ visa a qualidade de vida para as pessoas acima de 60 anos. A ideia é garantir que as pessoas envelheçam de forma saudável com assistência em saúde, por meio de uma equipe multidisciplinar que presta atendimento a esse público. O Projeto já está funcionando e foi muito bem recebido nesses bairros”, explica a superintendente de Promoção de Direitos da Pessoa Idosa, Gilvana Gayoso.
No Mocambinho, zona norte de Teresina, o 60+ funciona na Praça das Mulheres; no bairro São Pedro, zona sul da capital, as aulas são realizadas na quadra da Paróquia de São Pedro, às quartas e sextas-feiras; no bairro Morada do Sol, zona leste, o grupo se reúne na Praça Balduíno Barbosa de Deus; e no Santa Maria da Codipi, zona norte, acontece na Praça do Monte Alegre. Em todos os bairros o projeto acontece no turno da tarde.

Segundo Gilvana Gayoso, o projeto aborda os seguintes aspectos: alimentação saudável; atividade física; exames de rotina; interação e convívio social e familiar. “Nosso desejo é ampliar o 60+ para outros bairros. É um projeto inovador que está tendo ótimos resultados”, declara ela.
O projeto prevê a realização de dois encontros semanais para as atividades físicas e um encontro mensal com a equipe de saúde, que avalia o desempenho dos idosos que estão frequentando o projeto regularmente. O lançamento do 60+ foi um sucesso absoluto desde o primeiro dia e tem, em média, 50 participantes por aula.
A idosa Miriam Teresa de Sousa participa da atividade no bairro Mocambinho. “É de uma importância muito grande, abrange muita gente e vem trazendo benefícios enormes para nós. Não tem preço. Somos recebidos por profissionais que nos avaliam para saber se temos condições de participar das atividades físicas, dentro do nosso limite”, afirma ela.

A dona de casa, Conceição de Maria Lima, do bairro São Pedro, fala que está adorando o projeto. “É perto da minha casa, é gratuito e as pessoas responsáveis são muito atenciosas, é impossível não gostar”, frisa Conceição, que vai acompanhada da irmã Maria das Dores Lima.
Para Lúcia de Fátima, a ideia de levar saúde e bem-estar para a pessoa idosa é perfeita. “Somos carentes de tudo. Estou feliz com essa iniciativa, principalmente porque tem o apoio do Governo do Estado e da igreja”, finaliza ela.

Piauí Conselho Estadual de Políticas para a População LGBTQIA+ empossa novos membros para o biênio 2026-2028
Piauí Sasc divulga resultado final do II Prêmio Boas Práticas na Primeira Infância no SUAS; premiação ocorre nesta sexta (26)
Piauí Cendfol realiza Encontro de Políticas Públicas sobre Drogas no Piauí nesta terça (23)
Piauí Imposto de Renda: Governo do Piauí incentiva destinação de valores para fundos sociais que beneficiam crianças, adolescentes e idosos
Piauí Cendfol celebra formação da primeira turma da 3ª edição do Famílias Fortes em Parnaíba
Piauí Governo do Estado e Prefeitura de Parnaíba avançam na implementação de metodologias preventivas nas escolas
Piauí Piauí sedia encontro regional para discutir serviços de proteção básica para gestantes e crianças nesta terça (5) e quarta (6)
Piauí Sasc promove encontro sobre direitos da pessoa idosa em instituições de longa permanência
Piauí Sasc fortalece Primeira Infância com entrega de kits lúdicos a municípios do Piauí Mín. 18° Máx. 36°