Segunda, 24 de Junho de 2024
26°

Tempo limpo

Teresina, PI

Saúde Saúde

5 opções para substituir o óleo de cozinha

Mas, será que é possível substituir esse óleo tão usado no dia a dia? A resposta é sim!

03/04/2024 às 22h21 Atualizada em 03/04/2024 às 22h29
Por: Talita Melo
Compartilhe:
 5 opções para substituir o óleo de cozinha

Muito se tem debatido sobre os malefícios causados pelo óleo de cozinha. Eles aumentam os níveis de colesterol, multiplica o risco de desenvolvimento de células cancerígenas e doenças cardíacas, causa inflamações no organismo e aumento de peso.

Mas, será que é possível substituir esse óleo tão usado no dia a dia? A resposta é sim!

Para te ajudar, preparamos algumas sugestões de variados tipos de óleo, que podem ser usados nas receitas e ainda trarão benefícios à saúde.

Óleo de coco

O óleo de coco é considerado uma dos melhores óleos. Por possuir ácidos graxos saturados, o óleo de coco é muito resistente à temperaturas elevadas, além de ter muitos outros benefícios tanto para a saúde, como para emagrecimento.

Mas é preciso ficar atento, o óleo de coco precisa ser virgem e prensado à frio. Se for orgânico, será ainda melhor.

Manteiga ghee

Utilizar manteiga ghee, também conhecida como clarificada, para cozinhar é uma decisão positiva e saudável. É um alimento altamente nutritivo, pois possui gorduras saturadas e monoinsaturadas, além de vitaminas A, E e K2 e ácidos graxos que são benéficos para a saúde.

Outro benefício da manteiga ghee é que não contém lactose e proteínas do leite, apenas gordura.

Azeite de oliva

O azeite de oliva é opção mais popular para substituir o óleo. Seus benefícios são inúmeros, ajuda a controlar o colesterol ruim, auxilia na absorção de vitaminas é antioxidante, é anti-inflamatório e possui vitamina E.

Além de ser fonte de gordura mono e poli-insaturadas, benéficas para a saúde. Existem versões de óleos próprios para serem utilizados na cozinha e que podem ser aquecidos.

Óleo de abacate

Tem uma composição e resistência ao calor muito parecida com o azeite. É um óleo com gordura primariamente monoinsaturado, com algumas partes saturadas e poli-insaturadas.

O óleo de abacate previne doenças do coração, protege olhos, pele e cabelos e ainda auxilia no emagrecimento, por promover saciedade.

Óleo de amendoim

O óleo de amendoim é o melhor para fritar alimentos que necessitam de ser imersos na gordura ou que precisam de mais gordura para serem assados.

Este óleo é aliado para combater ao colesterol ruim e reduzir o risco de pressão alta, infarto e acidente vascular cerebral e é rico em vitamina E. Ainda ajuda a combater o envelhecimento precoce e estimular a cicatrização da pele.

Substituir o óleo de cozinha por opções mais naturais é uma excelente opção para manter hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Talita Melo
Talita Melo
Sobre Talita Melo é uma jornalista dedicada e apaixonada por sua profissão. Com um olhar atento e curioso, ela tem um talento especial para abordar uma variedade de temas, sempre buscando trazer informações atualizadas e relevantes para seus leitores e espectadores. Seu enfoque principal está na nutrição, área que ela valoriza e explora com profundidade, combinando sua paixão pela comunicação com o desejo de promover hábitos saudáveis e qualidade de vida através da alimentação.
Teresina, PI Atualizado às 22h06 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 21°C
Qui 35°C 23°C
Sex 35°C 22°C
Sáb °C °C