
O Governo do Estado realizará, através da parceria entre as secretarias dos Esportes (Secepi), da Educação (Seduc) e da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), o lançamento dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) e das Paralimpíadas Escolares 2024, na próxima terça-feira, dia 9 de abril, às 11h, no Palácio de Karnak.
Segundo Reginaldo Fonseca, coordenador-geral da competição, os Jogos são o maior evento de esporte escolar do Estado, contando com a participação de estudantes na faixa etária de 11 a 17 anos das redes estadual e municipal de ensino. Além de alunos das escolas particulares e do Instituto Federal do Piauí (IFPI), totalizando cerca de 4 mil alunos-atletas nas disputas.
Desde o ano passado, os Jogos vêm passando por uma expansão. Primeiro com a inclusão de alunos das escolas municipais, particulares e do IFPI. Depois, com a realização das Paralimpíadas escolares, com modalidades do paradesporto. E por último, com a descentralização do local das disputas, passando a ser realizados em polos de educação por todo o Estado.
Neste ano de 2024, Reginaldo explica que aumentou para sete o número de polos, oportunizando a participação dos 224 municípios do Estado, alcançando os 12 territórios de desenvolvimento. As paralimpíadas passam a ser disputadas no mesmo período dos JEPIs, com ampliação das modalidades que passou de duas para quatro e proporcionando maior visibilidade e importância ao evento.
Outra novidade é a expansão do número de modalidades, passando de 18 para 22. "Neste ano teremos atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, voleibol, vôlei de praia, taekwondo, tênis de mesa, Wrestling e xadrez. E estreando a esgrima, o tiro com arco, o triathlon e a natação em águas abertas. Dessa forma, crescem as chances da conquista de mais medalhas", afirma Reginaldo.
O coordenador informa que em 2023, os atletas trouxeram 44 medalhas para o Piauí nas disputas escolares nacionais, sendo 22 de ouro, sete de prata e 15 de bronze. Em 2022, foram 23 medalhas.
Os atletas selecionados nos JEPIs representarão o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), nos Jogos da Juventude (JUV), na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares e no Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal sub-17.
Copa 2026 Paraguai elimina a Alemanha nos pênaltis e faz história na Copa do Mundo
Eleições 2026 Pesquisa aponta abstenção como desafio para Lula na disputa pela reeleição
Copa 2026 Brasil busca virada nos acréscimos, vence o Japão e avança às oitavas da Copa do Mundo
Esportes Torcedores se reúnem no centro de SP para assistir ao jogo do Brasil
Esportes Brasília inicia contagem regressiva de 1 ano da Copa do Mundo Feminina
Piauí Copa Judô Kids Estudantil celebra formação de 300 jovens atletas alunos da rede pública de Teresina neste sábado (27)
Piauí Equipe piauiense do GHC representa o Brasil e garante vaga nas quartas de final do Mundial Universitário de Handebol na França
Piauí Atleta piauiense é convocado para principal competição de base da canoagem mundial no Canadá
Esportes LBF: TV Brasil transmite Sodiê Mesquita x Unimed Campinas no domingo Mín. 18° Máx. 36°